sexta-feira, 3 de julho de 2009

Médico e fisiologista francês nascido em Saint-Julien, famoso por seu estudo dos sistemas orgânicos e a criação da fisiologia experimental, que abriu novos caminhos para o conhecimento dos mecanismos que regem o funcionamento dos seres vivos. Estudou Medicina em Paris, onde foi assistente e sucessor do fisiologista François Magendie (1783-1855), seu mestre, na cátedra de Medicina no Colége de France, e com quem realizou pesquisas sobre os nervos espinhais. Iniciou seus estudos sobre a Fisiologia (1843), que resultaram em trabalhos sobre a digestão, a circulação e o sistema nervoso, doutorou-se em ciências (1853) e criou e assumiu a cátedra de Fisiologia Geral na Faculdade de Ciências de Sorbonne (1854). Entrou como membro da Academia Francesa de Ciências (1854) e para o Collège de France, após a morte de Magendie (1855) e morreu em Paris. Entre muitas descobertas destaca-se a do glicogênio e o processo da glicogênese (1855). Considerado um precursor da revolução bioquímica do século XX, desenvolveu também importantes investigações sobre substâncias venenosas. Também entrou para a Academia de Medicina (1868) e escreveu um extraordinário livro: Introduction à la médecine expérimentale (1865).